segunda-feira, 23 de abril de 2012

O ensino de estratégias de compreesão leitora

Este texto fala sobre as estratégias utilizadas para que um leitor possa ter uma maior compreensão das leituras feitas
As estratégias de leitura são procedimentos de ordem elevada que envolvem cognitivo e o metacognitivo, no ensino elas não podem ser tratadas como técnicas precisas, receitas infalíveis ou habilidades especificas.
O ensino de estratégias de compreensão leitora pressupõe três ideias associadas à concepção construtiva. A primeira considera a situação educativa como um processo de construção conjunta entre professores e alunos que podem compartilhar progressivamente significados mais amplos e complexos. A segunda ideia é a consideração de que, nesse processo, o professor exerce uma função de guia, à medida que deve garantir o elo entre a construção que o aluno pretende realizar e as construções socialmente estabelecidas e que se traduzem nos objetivos e conteúdos prescritos pelo currículo em vigor em um determinado momento. A terceira utiliza-se da metáfora do “andaime” para explicar o papel do ensino com relação à aprendizagem do aluno.  As idéias de Collins e Smith (1980) são citadas no texto, onde consta que existem três etapas que podem contribuir para uma compreensão leitora, são elas: Etapas do modelo, o professor serve de modelo para seus alunos mediante sua própria leitura onde o lê em voz alta, comenta as duvidas, lembra o que falava o capítulo anterior. A segunda etapa é a participação do aluno onde ele tem liberdade de perguntar e a terceira é a etapa de leitura silenciosa na qual os alunos realizam sozinhos as atividades que nas fases anteriores, efetuaram com ajuda do professor: adota-se de objetivos de leitura, prever, formular hipóteses, buscar e encontrar apoio para as hipóteses, detectar e compensar falhas de compreensão.
Portanto, as estratégias são importantes para estabelecer uma linha de raciocínio, fazendo com que haja um maior entendimento da leitura.

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