Este texto fala sobre as estratégias utilizadas para que um leitor
possa ter uma maior compreensão das leituras feitas
As
estratégias de leitura são procedimentos de ordem elevada que envolvem
cognitivo e o metacognitivo, no ensino elas não podem ser tratadas como
técnicas precisas, receitas infalíveis ou habilidades especificas.
O
ensino de estratégias de compreensão leitora pressupõe três ideias associadas
à concepção construtiva. A primeira considera a situação educativa como
um processo de construção conjunta entre professores e alunos que podem
compartilhar progressivamente significados mais amplos e complexos. A
segunda ideia é a consideração de que, nesse processo, o professor
exerce uma função de guia, à medida que deve garantir o elo entre a
construção que o aluno pretende realizar e as construções socialmente
estabelecidas e que se traduzem nos objetivos e conteúdos prescritos
pelo currículo em vigor em um determinado momento. A terceira utiliza-se
da metáfora do “andaime” para explicar o papel do ensino com relação à
aprendizagem do aluno. As idéias de Collins e Smith (1980) são citadas no texto,
onde consta que existem três etapas que podem contribuir para uma
compreensão leitora, são elas: Etapas do modelo, o professor serve de
modelo para seus alunos mediante sua própria leitura onde o lê em voz
alta, comenta as duvidas, lembra o que falava o capítulo anterior. A
segunda etapa é a participação do aluno onde ele tem liberdade de
perguntar e a terceira é a etapa de leitura silenciosa na qual os alunos
realizam sozinhos as atividades que nas fases anteriores, efetuaram com
ajuda do professor: adota-se de objetivos de leitura, prever, formular
hipóteses, buscar e encontrar apoio para as hipóteses, detectar e
compensar falhas de compreensão.
Portanto, as estratégias são importantes para estabelecer uma linha de
raciocínio, fazendo com que haja um maior entendimento da leitura.
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