Andar entre
livros, de Tereza Colomer, é uma obra que traz considerações importantes acerca
da leitura literária na escola.
Pergunta-se: "Como
articular a formação de leitores de literatura na escola?"
A autora propõe alguns
objetivos a serem alcançados, denominados “Tarefas da Educação Literária”. São
eles:
1. Do
domínio incipiente das habilidades leitoras ao seu total domínio.
- O aluno
precisa sair da escola dominando as estratégias leitoras, para que possa
compreender o que ler.
2. Do conhecimento
implícito das conversações ao conhecimento explícito.
-
compreender desde o que é um personagem até conhecer o universo literário –
obras, gêneros, escritores; porque gosta daquele escritor, o que lhe chama à
atenção em suas obras...
3. Da
apreciação de um corpus restrito de literatura a outro mais amplo.
4. De formas
limitadas a formas diversas.
- apreciação
de diversas formas literárias, da prosa à poesia.
5. Da
interpretação literal à mais complexa.
- se
aprofundar nos significados, avançando...
6. Da
recepção descontextualizada ao uso da contextualização.
-
compreender o momento, o que acontecia naquela época.
7. Sobre
sentir a literatura como algo longínquo a sentir-se nela implicado.
- se sentir
parte da história!
A autora:
Teresa Colomer
É professora de Didática da Língua e da Literatura na Universidade Autônoma de Barcelona. Em 1990, recebeu o Prêmio de Pedagogia Rosa Sensat pela obra escrita em parceria com Anna Camps, Ensinar a ler, ensinar a compreender. Coordenou e publicou diversos títulos sobre o ensino de leitura e literatura. Criadora e coordenadora do primeiro curso de pós-graduação na área de Bibliotecas Escolares na Espanha. Colabora regularmente com revistas educativas e de literatura para crianças e jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário