segunda-feira, 21 de maio de 2012

Andar entre Livros

Andar entre livros, de Tereza Colomer, é uma obra que traz considerações importantes acerca da leitura literária na escola.
Pergunta-se: "Como articular a formação de leitores de literatura na escola?"
A autora propõe alguns objetivos a serem alcançados, denominados “Tarefas da Educação Literária”. São eles:
1. Do domínio incipiente das habilidades leitoras ao seu total domínio.
- O aluno precisa sair da escola dominando as estratégias leitoras, para que possa compreender o que ler.
2. Do conhecimento implícito das conversações ao conhecimento explícito.
- compreender desde o que é um personagem até conhecer o universo literário – obras, gêneros, escritores; porque gosta daquele escritor, o que lhe chama à atenção em suas obras...
3. Da apreciação de um corpus restrito de literatura a outro mais amplo.
4. De formas limitadas a formas diversas.
- apreciação de diversas formas literárias, da prosa à poesia.
5. Da interpretação literal à mais complexa.
- se aprofundar nos significados, avançando...
6. Da recepção descontextualizada ao uso da contextualização.
- compreender o momento, o que acontecia naquela época.
7. Sobre sentir a literatura como algo longínquo a sentir-se nela implicado.
- se sentir parte da história!

A autora:
Teresa Colomer

É professora de Didática da Língua e da Literatura na Universidade Autônoma de Barcelona. Em 1990, recebeu o Prêmio de Pedagogia Rosa Sensat pela obra escrita em parceria com Anna Camps, Ensinar a ler, ensinar a compreender. Coordenou e publicou diversos títulos sobre o ensino de leitura e literatura. Criadora e coordenadora do primeiro curso de pós-graduação na área de Bibliotecas Escolares na Espanha. Colabora regularmente com revistas educativas e de literatura para crianças e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário