domingo, 22 de abril de 2012

Roda de Leitura - A Bela e a Fera

Por Michelle Oliveira
Todos nós temos um livro especial. Um livro que, por algum motivo, passou a ter um significado diferente em nossas vidas.
Meu livro especial é um conto de fadas - A Bela e a Fera. O conto narra a história de um jovem príncipe, egoísta e rude, que recebe a visita de uma bruxa disfarçada, que lhe oferece uma rosa em troca de abrigo contra o frio . O príncipe zomba de sua aparência e de seu presente e lhe manda embora. A bruxa, então, o transforma numa fera horrenda e todos os seus empregados em objetos  da casa. O encanto só seria quebrado quando a Fera aprendesse a amar e ganhasse o amor de alguém antes que a última pétala da rosa encantada caísse. Ela perde todas as esperanças; afinal, quem poderia amar uma fera? 
Tal livro é importante para mim pois o ganhei quando estava aprendendo a ler. Era muito bom poder decodificar todas aquelas letras e fazê-las ter um significado. A medida que eu lia e compreendia o que estava escrito, sentia vontade de ir mais além.
O livro se tornou mais especial quando assisti ao filme, lançado em 1991 pela Disney. Foi maravilhoso, como criança, poder ver concretizado tudo o que eu havia imaginado e fantasiado, por meio da leitura.
Por que recomendo esse livro - o conto faz com que as crianças percebam que o amor é mais importante do que aparência física, defendendo a ideia de que a verdadeira beleza está dentro de todos nós. É por isso que Bela e Fera se apaixonam, pois foi a partir de todo o sentimento positivo que a menina mostrou, que aquele homem egoísta transformou-se em um ser bondoso, generoso e, acima de tudo, amável.
Trago para vocês a leitura desse conto de fadas, para que, assim como eu, possam viajar no mundo da imaginação e dos sonhos.

 
A BELA E A FERA
Christiane Angelotti adaptação da obra de Madame Leprince de Beaumont

Era uma vez um jovem príncipe que vivia no seu lindo castelo. Apesar de toda a sua riqueza ele era muito egoísta e não tinha amigos.
Numa noite chuvosa recebeu a visita de uma velhinha que lhe pediu abrigo só por aquela noite.
Com um enorme mal humor ele se recusou a ajudar a velhinha. Porém, o que ele não sabia é que aquela velhinha era uma bruxa disfarçada, que já ouvira diversas histórias sobre o egoísmo daquele jovem príncipe. Indignada com a sua atitude, ela lançou sobre ele um feitiço que o transformara numa fera horrível. Todos os seus criados haviam se transformado em objetos. O encanto só poderia ser desfeito se ele recebesse um beijo de amor.
Enquanto isso, numa vila distante dali, vivia um comerciante com sua filha chamada Bela. Eles eram pobres, mas muito felizes.
Bela adorava livros, histórias, vivia a contá-las para as crianças da vila. Seu pai, Maurício, era comerciante e viajava muito comprando e vendendo produtos diversos.
Um dia voltando de uma longa viagem, Maurício foi pego de surpresa por uma forte tempestade, passou em frente a um castelo que parecia abandonado e resolveu pedir acolhida. Bateu à porta, mas ninguém o atendeu. Como a porta do castelo estava aberta resolveu entrar para se proteger da chuva. Acendeu a lareira e encontrou uma garrafa de vinho sobre a mesma. Após bebê-la acabou adormecendo. No dia seguinte um monstro furioso apareceu diante dele. Quis castigá-lo por invadir o seu castelo e assim, o fez prisioneiro. 
A Fera decretou ao velho comerciante que este morreria por tal invasão. Aterrorizado, o pobre homem suplicou:
__ Deixa que me despeça da minha filha.
A Fera concedeu-lhe o pedido. De volta à sua casa, contou o ocorrido a sua filha.
Sem medo, ela decidiu voltar ao palácio com o pai.
Uma vez no palácio da Fera, Bela tomou coragem e fez uma proposta:
- Deixa meu pai ir embora. Eu ficarei no lugar dele.
A Fera concordou, e o pobre comerciante foi embora desolado.
A jovem permaneceu com a Fera no castelo,mas não era mantida na prisão,podia ficar em um quarto ou na biblioteca, local que muito a agradava.
Bela tinha medo de morrer,mas percebia que a Fera a tratava bem a cada dia que passava.
Com o passar do tempo o monstro e Bela foram ficando mais amigos. Ele se encantava com a forma que a moça via o mundo, as pessoas a natureza. Sentia que ela o via de uma forma diferente, além da sua aparência.
A Fera enfim havia se apaixonado, de verdade. Numa noite, ao jantarem, tomou coragem e pediu a moça em casamento. Bela não aceitou, mas ofereceu sua amizade. 
 
Apesar da tristeza, a Fera, aceitou o desejo da Bela.
Bela, por sua vez, passava dias muito agradáveis no castelo, sentia-se bem lá, porém com muitas saudades do seu pobre pai.
Certo dia, Bela pediu permissão à Fera para visitar o seu pai.
- Voltarei logo - prometeu.
A Fera, que nada lhe podia negar, deixou-a partir.
Bela passou muitos dias cuidando de seu pai, que estava doente, tinha adoecido de tristeza pensando que perdera a filha para sempre.
Quando Bela retornou ao palácio, encontrou a Fera no chão meio morta de saudade por sua ausência. Então, Bela soube o quanto era amada.
Bela se desesperou, também sentia algo forte pela Fera. Amizade, amor compaixão.
- Não morras, caso-me contigo! - disse-lhe chorando.
Comovida, a Bela beijou a Fera.
Nesse momento o monstro transformou-se num belo príncipe. Enfim, o encanto havia se desfeito. A Fera encontrou alguém que o amava de verdade, além da sua aparência grotesca.
Afinal, a verdadeira beleza está no coração.

















7 comentários:

  1. Oi meninas.
    Eu não li o livro, mas assisti ao filme. E Michelle, você tem razão, o conto é mágico, mexe totalmente com a imaginação da gente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Beatriz, vejo que você também gosta desse conto. Mas não é só a fantasia e a mágica que nos encantam; essa estória desperta nas crianças a noção de que, quando tratamos bem a uma pessoa, por mais egoísta ou mesquinha que seja ela, podemos conquistá-la e torná-la uma pessoa melhor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. É muito bom trabalhar histórias infantis com as crianças pois, faz com que desenvolva a imaginação...histórias infantis é viajar nesse mundo cheio de aventuras, adorei!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. oi meninas o blog de vcs está muito lindo !!! parabéns
    também adoro esse conto ele realmente mexe com nossa sensiblidade e com nossa imaginação .vão emn frente...

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog, super criativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Aline. Continue nos visitando, sempre tem uma novidade.

      Excluir